Não sei você, mas eu venho percebendo a um bom tempo que o vídeo vai ser um dos principais meios de comunicação da internet, eu particularmente dou mais atenção a blogs e sites que tem além de conteúdo um vídeo explicativo, é muito melhor, pois conseguimos nos comunicar com o dono site ou mesmo com a pessoa que esta nos passando a informação, conseguimos ver as expressões e conseguimos “marcar” a pessoa, isso para quando ela fala a verdade e para quando não fala  e isso é impossível saber no texto, e também não é possível criar uma “identificação através de texto”, não que o texto vai acabar, longe disso, mas é que o vídeo é muito melhor, e foi pensando nisso que comecei a me aprofundar em Como Fazer SEO para Vídeos e também nesta minha pesquisa, consegui aprender a ganhar dinheiro postando vídeos grátis no youtube, mas vídeo tem um problema grave…

  • O Youtube permite você se conectar com 1 bilhão de pessoas no mundo!

YouTube-Seo-Para-Videos

Como Fazer SEO para Vídeos do Youtube:

Um bom vídeo na internet, com interatividade vai gerar inúmeras visitas de alta qualidade para você, pois o vídeo é a melhor forma para aproximar as pessoas através da internet, ou melhor, deixar seu público alvo muito mais tranquilo ao querer fazer negócios com você.

O vídeo não é reconhecido pelos buscadores, o que dificulta não só para nós mas também para eles, pois cada dia mais o vídeo vem sendo usado pelos internautas. Para os donos de buscadores, o vídeo é um mega mercado, mas eles sabem a dificuldade que é indexar um vídeo, e foi pesquisando no Canal Oficial do Youtube, do Google e com profissionais especializados que consegui chegar a algumas conclusões básicas, mas que no momento são as opções mais usadas para SEO em vídeos…

  • PRIMEIRO PASSO: Sincronia entre Arquivo e Título

seo-videos-youtube

Ao criar um vídeo, não deixe o arquivo com o nome original vindo das câmeras ou de celulares ou mesmo da sua câmera profissional, você deve colocar nomes que tenha relação com o conteúdo do vídeo.

Exemplo: Se eu gravar um vídeo falando sobre o conteúdo deste POST, ao baixar o arquivo da câmera eu alteraria o nome para: SEO-PARA-VÍDEOS-DO-YOUTUBE- Aprenda-agora-como-melhoraro-SEO-dos-videos” – Título este que usei aqui no Blog, e também usaria as mesmas palavras no Título do vídeo que colocaria no meu Canal do Youtube.

Obs.: Use o “traço” entre as palavras e não use acentos ou caracteres especiais”

Desta forma estou ajudando os buscadores a entender qual é o conteúdo do meu blog, pode parecer simples mas é o primeiro passo para você deixar seus vídeos com chances de aparecer no Topo das pesquisas. E com este simples detalhe, você “mostra” aos buscadores que seu blog e seu vídeo tem “sintonia” aumento e muito a relevância entre vídeo e texto, relevância bem feita, sinal de muitas visitas e ou vendas.

  • SEGUNDO PASSO: Sincronia entre Arquivo e Título do Vídeo no Canal

Manter uma sincronia entre nome do vídeo e Título do Vídeo lá no Canal do Youtube. Então esta é a segunda parte para você fazer um bom SEO para o seu vídeo. Nada de colocar Títulos como: “Ganhar Dinheiro com Youtube.mov” – Nome assim trás um “ar” de amadorismo, então, vamos dar um toque de profissionalismo nos seus vídeos, pois são os detalhes que fazem uma obra ser perfeita.

seo-videos-youtube-titulo

  • TERCEIRO PASSO: Descrição correta para o Vídeo

A descrição é um fator que passa desapercebido por muitos e é muito importante para ajudar os buscadores entender o que é falado no seu vídeo, pois os mecanismos não reconhecem “flash” em seus algorítimos. Se você fizer um bom resumo e postar na descrição do vídeo além dos buscadores você com certeza vai facilitar a vida do seu Público alvo.

Uma boa dica ainda na questão da descrição é usar no texto o máximo de “palavras chaves” relacionada ao conteúdo do seu vídeo, porém tome cuidado para não deixar seu descrição desta forma:

SEO PARA VÍDEOS DO YOUTUBE, SEO para Vídeos, Como Fazer SEO para Vídeos, ganhar dinheiro no youtube, ganhar dinheiro com vídeo, como fazer SEO nos vídeos do youtube, SEO vídeos Youtube.

A dica principal da descrição é colocar o link sempre com “https://” na primeira linha (veja imagem abaixo). Quem diz isso é o próprio Youtube através das estatísticas que eles conseguiram obter através do comportamento dos usuários.

Uma outra dica, é pegar o link “original” do vídeo, e colocar no final da descrição, pode parecer estranho, mas isso funciona, pois existem muitos sites na internet, que “usam os vídeos do youtube” para criarem o ambiente deles e conseguirem visitantes, e acabam que levando até a descrição por completo, e é ai que a dica funciona, pois além de ter outros sites apontando para o link do seu vídeo original, você também consegue fazer com que o visitante real saiba o local correto de te encontrar.

seo-videos-youtube-descricao

  • QUARTO PASSO: Legenda

Criar legendas, é a principal dica, porém é realmente muito trabalhoso, mas é a forma que o Youtube esta usando para realmente conseguir colocar vídeos nos buscadores, pois desta forma eles conseguem colocar o texto que é muito bem aceito pelos algorítimos e no caso o vídeo entra de “brinde” para o cliente.

seo-videos-youtube-legendas

  • QUINTO PASSO: Uso da Miniatura

A miniatura ajuda e muito “visualmente” para que o internauta desperte a curiosidade em ver seu vídeo, diria que ela é importantíssima para o vídeo e uma dica é também colocar o nome do arquivo da imagem relacionado ao conteúdo do vídeo, assim como expliquei no primeiro passo. Não temos como garantir esta prática em relação ao SEO, porém, se temos que deixar o arquivo com algum nome que seja usado este método.

seo-videos-youtube-miniatura

 

Qual o Maior Problema dos Vídeos na Internet?

erro-youtube-seo-videos

Os Buscadores não o reconhece: Claro que já temos a solução para isso simplesmente com as dicas acima, mas entre nós, não mas seria muito mais fácil se por sí só o mecanismos de buscas reconhecesse os vídeos e criassem o que é preciso para eles para nos posicionar. (:D)

Atualização do Vídeo: Uma vez que você colocou seu vídeo, jamais será possível edita-lo, ou seja, adicionar o conteúdo no mesmo vídeo. Creio que o Youtube já deve estar pensando nisso ou teremos esta novidade de atualização de vídeo em breve. A solução para isso, são anotações, e informações “por cima” do vídeo.

Bônus Extras Sobre Vídeos:

  1. Se você tem mais de 1 canal no Youtube, você pode usar links de um canal no outro, criando assim backlinks grátis.
  2. As pessoas normalmente usam a palavra “vídeo” quando vão buscar algo nos navegadores, então no seu blog, caso o seu Post tenha vídeos, procure informar os leitores do seu blog iniciando o Título com a palavra “vídeo”
  3. No seu canal do Youtube, jamais coloque vídeos que não tenha “relevância” entre conteúdo e o seu Público Alvo. Informe seu público com a informação que eles querem ver.
  4. Use nosso Plugin Ads UP Money para criar relevância de vídeo publicidade entre o conteúdo do seu blog, apesar de ser um plugin pago, ele tem ajudado e muito vários blogueiros na internet.

É assim que faço o SEO para meus vídeos, e tem funcionado. E você como faz o seu SEO para Vídeos? Inscreva-se no nosso canal para ter acesso a vídeos exclusivos.

Att.
Anderson Ferro

Inscreva-se abaixo para Receber Nossas Dicas Grátis sobre Ganhar Dinheiro na Internet!