Neste longo período que estou neste mercado de criação de loja virtual e também de projetos online como sites, aplicativos e blogs conseguimos concluir que existem 5 erros fatais que impedem os donos de lojas virtuais de ganhar dinheiro. São eles:

1. Muitas POP-UP

Os clientes odeiam pop-ups! Se a primeira coisa que seu cliente vê é uma janela pop-up, garanto que há uma grande chance de chatea-lo. Então, ao invés de focar no produto que ele gostaria de comprar, agora pensará naquele pop-up irritante. 

Existe o momento certo de usar a POP-UP. Saiba que os clientes que visitam sua loja não querem ser bombardeados com pop-ups ou propagandas agressivas. Eles querem comprar!

Você como dono da Loja Virtual gasta dinheiro com anúncios para atrair o cliente para seus produtos e quando ele chega na loja é atrapalhado com uma POP-UP que não tem ligação alguma com o que fez ele chegar até a sua loja virtual. Quando conseguir trazer clientes em potenciais para a sua loja virtual, faça com o que processo seja rápido, fácil e limpo. Muitas pessoas deixam de comprar pois o processo de compra é complicado!

Facilite a vida do seu cliente, deixe ele comprar e só use POP-UP em momentos corretos, por exemplo:

  • Quando ele tenta sair da sua loja virtual, você pode usar!
  • Quando ele fica muito tempo sem navegar no site, você pode usar!
  • Quando ele finaliza uma compra, você pode usar!
  • Quando ele esta olhando o Produto X e a POP-UP que aparece é totalmente voltada para o produto X, você pode usar!
  • Quer mais formas de usar? Me adicione no WhatsApp que te oriento: (16) 99209.1604

2. Carregamento Lento!

Nada pior do que ter uma loja virtual lenta. Uma loja virtual que demora para carregar. Hoje na internet tudo é muito rápido e jamais deixe sua loja lenta. Para melhorar o carregamento invista em servidores mais robustos, sim são mais caros que compartilhados mais fará uma grande diferença na hora de ganhar dinheiro com sua loja virtual.

Mais a principal causa nem sempre é o servidor. Muitas das vezes são as imagens dos produtos. Um erro básico neste momento é enviar foto direto do celular, que por sinal são gigantes no quesito de pixel. Outro grande erro é enviar imagens em PNG ao invés de JPG, imagens PNG são bem maiores que JPG.

Sempre compacte suas imagens, pois não é necessário expor imagens gigantes na sua loja virtual para mostrar os devidos detalhes (explico mais no decorrer da matéria como usar imagens corretamente)

Existem várias formas de otimizar as suas fotos, você pode pagar para um profissional ou usar ferramentas grátis como a https://tinypng.com

3. Descrições Ruins ou a Falta Delas

Esta realmente é uma parte que muitos pulam, ou seja, muitas das vezes pegam descrições de outros sites, isso além de tirar a sua boa reputação com o google por ter copiado você deixará de ser autêntico ou mesmo se diferenciar da concorrência.

Eis algumas dicas para criar uma excelente descrição dos produtos para sua loja virtual:

  1. Conte uma história sobre o seu produto:  Não precisa ser nada longo ou muito cansativo. Seja objetivo. Algumas frases ou mesmos palavras são tudo o que o cliente quer ter na hora de ver uma descrição. Uma boa forma de motivar o cliente a comprar é explicar o motivo pelo qual ele deve ter este produto. O que este produtos pode fazer por eles, qual a transformação que ele terá ao compra-lo. Mais cuidado para não fantasiar de mais.
  2. Não se esqueça dos detalhes importantes – Por exemplo, se o produto que ele esta comprando precisa de bateria/pilhas para funcionar, então informe. Pois já aconteceu comigo de comprar um presente de natal para uma criança e não vim com bateria, ou seja, no natal tudo fechado, como comprar baterias/pilhas? Imagina como a criança ficou? Agora imagina se volto a comprar naquela loja? Lá não avisava se tinha as baterias/pilhas inclusas.
  3. Títulos Ruins – Não copie e cole títulos de outros sites ou mesmo do seu fornecedor. Crie um título único e diferenciado, saiba que é o título que fará com que o visitante chegue até a sua loja. Por exemplo: Em vez do título ser “Computador Agora Abre a Fecha o Monitor – É Lançamento”, use algo como este “Notebook Sony de Alta Performance – Lançamento “. Isso é somente um exemplo, porém veja que ficou bem melhor.

4. Imagens Ruins na Loja Virtual

Este talvez seja o verdadeiro erro fatal que te impede de vender em sua loja vitual. Se a sua imagem não mostra o que realmente é o produto, pode esquecer! Vender na sua loja virtual será praticamente impossível. E não pense que somente uma foto irá resolver. Sim é preciso mais do que uma.

Mais antes de pensar em colocar um monte de imagens dos produtos na sua loja virtual pense se realmente é necessário colocar esta foto. Não caia no erro de somente estar colocando fotos para dizer que tem muitas, ok?

As vezes 2 fotos já mostram o que realmente é o produto, então para que ficar perdendo tempo colocando fotos só para encher a sua loja virtual e confundir o cliente.

Mais a verdadeira regra das imagens é a seguinte: Informe e mostre ao máximo todos os detalhes do seu produto, é isso que faz vender! Seja em uma foto ou em 10 se for preciso.

Lembre-se, use sempre imagens otimizadas, uma boa dica e também grátis é a ferramenta/site: https://tinypng.com conforme comentei anteriormente.

Investir em boas fotos fará você converter visitantes em clientes de tal forma que jamais deixará de pensar que imagens é um custo!

5. Falta de Atendimento na Loja Virtual

Se você não tem nenhuma forma rápida de atender o seu cliente, por exemplo, chat ao vivo, whatsapp, telefone… acredite esta deixando de vender na sua loja virtual. Muitos pensam que é só pagar para o programador desenvolver a loja que a mesma estará vendendo.

Ou você trata a sua loja virtual como um negócio de verdade ou ela somente será uma loja virtual sem lucro algum. Não pense que as pessoas irão até sua loja e vão comprar porque gostam de comprar online, muito longe disso.

Para você vender na internet precisa ser exatamente como no mundo físico, abrir as portas todos os dias, sempre estar atualizando a loja com dicas, sempre fazer alguma ação que mostre para os visitantes que você esta ali e que a loja tem pessoas por trás. Crie ações de Marketing semanalmente ou mensalmente.

Será que sua loja física venderia sem ter você ou seus funcionários lá todos os dias? Com certeza não! O que pode ocorrer é alguém passar lá e roubar tudo (infelizmente).

Não deixe sua loja virtual criando teia de aranha e pense que ela irá vender. Dê a devida atenção a ela e tenha um atendimento rápido e eficiente com seus visitantes e clientes, fará toda diferença!

Nada pior do que chegar numa loja virtual, se interessar pelo produto, ficar com uma dúvida e querer falar com o atendimento e ver somente um formulário de contato dizendo que seremos respondidos em 24 horas ou mesmo sabe lá quando teremos a resposta! Esquece, com certeza vamos para outra loja virtual e compramos naquela que nos tirou a dúvida e nos atendeu.

Espero ter ajudado!

Abs!
Anderson Ferro