Criar um nome é importantíssimo para o seu Negócio. Agora, criar um bom nome é primordial para fazer o seu negócio iniciar da forma correta. E fica melhor ainda ao conseguir criar um nome que seja visto por todos como um nome excelente. Para isso resolvi criar 3 dicas que com certeza fará você criar um nome que realmente fará jus ao seu negócio, ideia, serviço ou produto.

Criar um Nome é Importante?

Não é nada fácil criar um nome para sua marca, ideia ou produto. Ao entendermos que não será fácil temos que tomar muito cuidado para não negligenciar esta etapa na hora de criar o seu negócio na internet.

Por quê? Porque o nome é a primeira oportunidade de mostrar o que você faz para os futuros potenciais clientes. E também uma excelente forma de diferenciar-se dos concorrentes.

Quando pensar em criar um nome, você precisará seguir as 3 dicas simples que é a Literal, Metafórico e Fantástico. 

Dica 1: Criar um Nome Literal

Criar um Nome

Nomes literais são aqueles que descrevem funcionalidades ou uma qualidade tangível, como por exemplo: Borracharia do João. Então olhe para o seu negócio, responda e anote as principais funcionalidades. Anote também as qualidades. Desta forma você entenderá se o seu negócio, ideia ou produto se enquadra em um nome Literal.

Dica 2: Criar um Nome Metafórico

Criar um Nome

Nomes Metafóricos ajudam as pessoas a pensar de uma maneira que vai além do seu nome, como por exemplo SuperGuia – um aplicativo de guia comercial que é um super herói.

Este tipo de nome fará com que você invista menos em marketing, pois as pessoas ao ler o nome do seu negócio saberá de imediato do que se trata. Nomes assim não são fáceis de criar, principalmente por ser na minha opinião os nomes que mais agradam as pessoas, eu principalmente.

Dica 3: Criar um Nome Fantástico

Criar um Nome

Nomes Fantásticos não descrevem exatamente o que é a ideia, produto ou serviço. Geralmente é preciso criar uma identidade do nada, ou seja, muitas vezes ao olhar o nome da ideia sem um trabalho de publicidade e marketing jamais conseguiremos saber o que significa.

Porém após criado a identidade visual, feito um excelente marketing por trás, o nome ficará Fantástico.

Como Criar um Nome?

Criar um Nome

Nomes Fantástico e Metafóricos ajudam a criar uma identidade o que pode ser bom para quem deseja criar um nome para criar impacto, mas será necessário muito trabalho de marketing para fixar a marca.

Ideias mais concretas geralmente escolhem nomes literais, porque são ideias mais conhecidas.

Muitos me perguntam o que fazer na prática para criar um nome perfeito. Então segue algumas ideias que poderá fazer total diferença…

  1. Fale com o máximo de pessoas que te conhece sobre a ideia e peça para elas responderem que nome elas dariam para a sua ideia. Anote tudo.
  2. Fale com o máximo de pessoas que não te conhece sobre a ideia e peça para elas responderem que nome elas dariam para sua ideia.
  3. Se você já estiver com algumas ideias de nome em mente, leve-as e pergunte a opinião das pessoas que te conhece e das que não te conhece.

Após todas as ideias anotadas é hora de sentar e aplicar o que chamamos de Exclusão de Supostas Ideias, ou seja, vá excluindo os nomes que não condiz com sua ideia, produto ou serviço. Desta forma conseguirá chegar numa ideia perfeita de nome.

Com certeza ao seguir estes 3 passos acima e as 3 dicas de nomes (Literais, Metafóricos e Fantásticos) você dará um grande salto para decidir o melhor nome para sua ideia, produto ou serviço.