Criar um Domínio na internet é igual criar o seu RG na vida real. Neste Guia Definitivo você vai aprender como criar um excelente Domínio para o seu negócio. Um bom domínio é muito importante pois é por ele que os usuários on-line conseguem achar seu site. É por isso que criar um domínio que agregue valor à sua empresa ou negócio exige uma alta reflexão. Se errar aqui pode jogar sua ideia para a última página do Google! Eu vejo como sendo o estágio mais complicado para criar sua marca on-line, porque é preciso torná-la única. E na maioria dos casos, não há como alterar seu nome de domínio depois de registrado. E também muitas das vezes o nome que mais condiz com o seu negócio já foi registrado. Pensando nisso resolvi criar estas 17 dicas para te ensinar como criar um domínio excelente na internet!

1. A Importância na Hora de Criar um Domínio

Criar um Domínio
A Importância na hora de Criar um Domínio

O nome do seu domínio é um elemento crucial para o seu site, loja virtual ou blog. Se você não se preocupar em criar um domínio corretamente, pode estar iniciando com grande chance de fracasso. É importante por vários motivos, mas principalmente porque:

– O Domínio é a primeira impressão do seu negócio na internet. O endereço do seu site é um dos, se não, a primeira coisa que os usuários veem quando visitam seu site, loja virtual ou blog. Um ótimo nome de domínio pode causar uma impressão favorável e duradoura, enquanto um nome ruim pode fazer com que os possíveis visitantes corram.

– Um bom nome de domínio que tenha conexão com seu negócio irá ajudar e muito com o SEO. Embora os domínios de correspondência exata não sejam mais um requisito, e saiba que as palavras-chave no seu URL AMIGÁVEL ainda ajudam na sua classificação de SEO.

– Lembre-se que o domínio descreve sua marca. Você pode estar deixando de ganhar dinheiro por ter escolhido um domínio errado. Um bom nome de domínio também fortalece sua marca.

– Criar um nome para o seu domínio é tão significativo e importante quanto nomear seu bebê recém-nascido. Enquanto o seu negócio na internet existir, saiba que é o domínio que fará você receber seus visitantes, sem domínio sem nada! Então, o nome precisa ser ágil e único, pense bem antes de tomar um decisão. Lembre-se também que o domínio deve dizer efetivamente algo sobre seu negócio, seu trabalho ou sua marca.

2. Criar um Domínio não é Fácil!

Criar um Domínio
Criar um Domínio não é Fácil

Cada dia mais a quantidade de domínios registrado por dia aumentam, então a escolha de um nome de domínio não é tarefa fácil. Antes os domínios eram restritos a extensões como: .com e .com.br

Hoje, as opções são variadas com relação às extensões na hora de criar domínios. Temos extensões .org, .net, .arq, .blog e etc. Existem várias mesmo. Dependendo do seu nicho, você pode ser criativo e escolher um nome de domínio que se ajuste melhor ao seu negócio.

Um domínio que acho bem legal e ficou perfeito foi o domínio da empresa de hospedagem King.host – Isso mesmo o nome da empresa é KingHost e eles registraram King.host usando a extensão .host

3. Palavras chave para Criar um Domínio

Palavras Chave para Criar um Domínio

Seu nome de domínio deve refletir, ou pelo menos, estar conectado à sua marca, produto ou serviço. Dessa forma, quando os usuários on-line olharem o seu URL no resultado do mecanismo de pesquisa, eles saberão, mais ou menos, sobre o assunto do seu site. Para criar um nome de domínio único e memorável, use palavras-chave relacionadas ao seu nicho.

Escolha dez palavras-chave, cinco palavras populares aleatórias e alguns prefixos ou sufixos e tente misturar e combinar. Você pode usar um gerador de nome de domínio ou um nome aleatório para facilitar o processo (no Google tem vários grátis e alguns pagos).

Uma das melhores maneiras de procurar um nome de domínio relevante para o seu negócio é combinar uma palavra-chave com um prefixo ou sufixo até encontrar uma correspondência única e memorável. Sempre indico isso para os meus clientes de site, lojas virtuais, blogs e aplicativo. Veja nossos clientes em www.OficinaDinheiro.com.br/clientes

4. Extensão do Nome do Domínio

Criar um Domínio
Extensão do Nome do Domínio

Decidir qual extensão de nome de domínio você deve usar pode ser um pouco confuso, mas sempre de prioridade para domínios .com ou .com.br. Se não estiver disponível o domínio desejado, (e se você não quiser alterar o nome do domínio), poderá usar uma extensão diferente, por exemplo .net, .org, .host, .blog, .arq, .internet e etc.

Quer uma empresa Honesta, Seguro e com atendimento 0800 para registrar seu Domínio e ainda de quebra ter uma excelente Hospedagem? Acesse: ☟☟ ☟

5. Crie um Domínio Fácil de Lembrar

Como Criar um Domínio

Seu nome de domínio deve ser memorável. Existem milhões de nomes de domínio on-line, e se você quiser que seu mercado-alvo lembre de você em um piscar de olhos, o URL do seu site deve ser fácil de lembrar.

Imagine ser apresentado a uma pessoa com um nome difícil de pronunciar. Depois de alguns minutos, o mais provável é que você tenha dificuldade em lembrar o nome da pessoa. É semelhante ao escolher um domínio difícil de lembrar.

Lembre-se de criar um “Domínio Único” que seja memorável e fácil de lembrar e não um “Domínio Único” que seja difícil de lembrar.

6. Cuidado com Direitos Autorais

Antes de escolher um nome de domínio, verifique se você não está violando nenhuma marca pré-existente ou políticas de direitos autorais da empresa. Uma pesquisa rápida on-line sobre violação de direitos autorais do domínio pode evitar que você tenha problemas legais. Ou se preferir pode contratar uma empresa e ou profissional para fazer este trabalho por você.

7. Faça um “Brainstorm: para Facilitar as ideias do nome de seu Domínio.

Faça um “Brainstorm: para Facilitar as ideias do nome de seu Domínio.

O bom e velho brainstorming é uma excelente ideia se você não conseguir descobrir o melhor nome na hora de criar o seu site, loja virtualou blog. Se você tem uma equipe ou mesmo amigos, peça a eles que criem boas ideias de nomes de domínio e anotem no papel. Incentive-os a pensar de maneira ampla e externa. Anote tudo o que for relevante para o seu negócio, mesmo que apenas remotamente. Você nunca sabe de onde virá a melhor ideia.

Além disso, use palavras-chave para ajudá-lo a ter ideias (como explicado acima). A pesquisa de palavras-chave para o seu domínio é um dos principais componentes para ajudá-lo a obter classificações mais altas em diferentes mecanismos de pesquisa, principalmente o Google. Porém atente-se em não criar um domínio que seja robotizado, ou seja, e preciso ter um meio termo.

8. Mantenha o Domínio Curto e Simples

Mantenha o Domínio Curto e Simples

Um nome de domínio curto se torna inesquecível. Evite ideias de nomes complexos e difíceis de escrever, pois eles diminuirão o progresso do site on-line. Quando se trata do tamanho do seu nome de domínio, menor é o melhor. Com base em um estudo do Gaebler.com , os cinco principais sites para cada nicho têm aproximadamente seis caracteres em seus nomes de domínio.

Não é tarefa fácil criar um Domínio curto. Normalmente já estão registrado ou mesmo existem pessoas registram os domínio para vender depois com um alto valor. Então, se você não consegue encontrar algo curto, torne-o fácil de ler e lembrar.

9. Se Possível Escolha .com.br

Se Possível Escolha .com.br

Atualmente, as extensões de nome de domínio são amplas, desde os mais comuns .com.br, .com, .net e .org até extensões relacionadas a nichos como .foto, .sushi e .viagem. Enquanto os novos são divertidos e criativos, o .com.br e .com ainda é a extensão recomendada, especialmente para sites de negócios e blogs. Além disso, a maioria dos teclados de smartphones hoje tem um botão .com.

A maioria dos usuários on-line, especialmente aqueles que não têm conhecimento de tecnologia, adicionam “.com.br” no final de cada domínio em que entram sem pensar nisso. Por exemplo, se o seu site for cvc.viagem e os usuários, sem pensar, digitara cvc.viagem.com.br , eles serão direcionados para uma página de erro ou mesmo cairem em um outro site. Por isso o melhor mesmo são domínio com extensões .com e .com.br.

10. Segmente o Nome e Aumente as Vendas

Segmente o Nome e Aumente as Vendas

Usar sua proximidade em seu nome de domínio pode resultar em aumento de vendas e conversões. Esta é uma técnica experimentada e testada para pequenas e médias empresas locais. As ideias que você pode usar para o seu nome de domínio não precisam se limitar ao nome da sua marca. Eles podem incorporar sua localização ou outros fatores relevantes para sua empresa.

11. Use um Dicionário de Sinônimos.

Use um Dicionário de Sinônimos.

Os geradores de nomes de domínio e outras ferramentas on-line nem sempre conseguem encontrar o nome de domínio perfeito para o seu site ou blog, mas podem ajudar bastante. Digite as principais palavras-chave que você criou (conforme orientado neste guia), além de recursos, pontos de venda, benefícios de produtos e serviços conectados ao seu negócio. Acesse o dicionário de sinônimos on-line e comece a fazer testes e pesquisa e conseguirá uma lista maior de possíveis palavras e ideia para misturar e combinar. Fazendo assim terá um excelente domínio.

12. Crie um Domínio Fácil de Soletrar e Pronunciar.

Crie um Domínio Fácil de Soletrar e Pronunciar

O seu domínio quando falado em voz alta não pode gerar esforço para os que estão escutando. O mesmo precisa acontecer quando você o escreve. Quando você se encontrar com potenciais clientes, é provável que você mencione seu site (domínio) e se ele estiver diferente do falado aqui terá problemas.

As pessoas que estão ouvindo e vendo o seu domínio precisam entender facilmente. Uma vez que seu domínio esta dentro do que comentamos aqui facilitará para que todos consigam compartilhar seu domínio sem muito esforço. Sem falar que todos que quiserem entrar no seu site conseguirá digitar o nome do seu domínio facilmente.

13. Tente Criar um Domínio Único

Tente Criar um Domínio Único

Tudo que é único sempre tem mais valor! O mesmo precisa acontecer com seu domínio. Nem sempre é possível conseguir ser único num mercado onde são registrado milhares de domínio por dia, porém tente ao máximo fazer com que seu domínio pareça único quando alguém visualiza-lo. Uma boa e inteligente estratégia é investigar outros sites em seu nicho e ver quais são seus domínios. Com os nomes deles anotados, conseguirá eliminar ideias parecidas e então chegar o mais próximo possível do “único”.

14. Evite Hífens

Evite Hífens

Um hífen no seu domínio poderá confundir as pessoas. Também pode levar a um erro de digitação. O nome do seu domínio deve ser simples e suave, hífens atrapalham. Pior ainda é usar acentos, esqueça isso também.

15. Evite letras duplas, somente se necessário

Evite letras duplas, somente se necessário

É inteligente evitar um nome de domínio com letras duplas, pois pode aumentar a probabilidade de perda de tráfego devido a erros de digitação. Por exemplo, um domínio assim www.appparaiso.com.br (App Paraíso) será mais suscetível a erros de digitação, e também pode se tornar irritante quando o usuário tenta ler, ele se confunde e acaba desistindo.

16. Verifique a Disponibilidade do Nome nas plataformas de redes sociais

Verifique a Disponibilidade do Nome nas plataformas de redes sociais

Antes de comprar um nome de domínio específico, verifique se o nome ainda está disponível em diferentes sites de mídia social. Para construir uma marca forte, é melhor ter o mesmo nome em todos os lugares, inclusive nas redes sociais. Isso cria familiaridade e torna mais fácil para o seu público encontrá-lo on-line.

17. Deixe espaço para expansão.

Deixe espaço para expansão

É melhor se você escolher um nome de domínio que esteja conectado diretamente ao seu nicho de mercado, já que isso dá aos usuários uma dica ou uma ideia do que realmente irão encontrar ao acessar o sue site. No entanto, evite limitar demais o nome do domínio. Por exemplo, se você estiver criando um site para sua empresa de cupcake, poderá escolher inicialmente um domínio como topcupcakes.com.br

Nesse caso, seu domínio não irá impedir que você atraia clientes em potencial de outras cidades, regiões e até mesmo de qualquer lugar do Brasil!

Se realmente for registrar um domínio ou contratar uma Hospedagem, não deixe de acessar o site da KingHost. ☟☟ ☟

Finalmente…

Finalmente…

Se este guia definitivo de como registrar um domínio não foi o suficiente, me adicione no WhtsAPP: (16) 99209.1604 e será um prazer ajudar!

Abs e Sucesso!
Anderson Ferro

0 CommentsClose Comments

Leave a comment