É comum os novos blogueiros criarem um blog e errarem e muito na hora de fazerem SEO para receberem visitas orgânicas dos buscadores, isso acontece pois todos os novos blogueiros começam sem uma orientação e pensam que é só escrever alguma coisa que já vão receber visitas. É claro que não é somente isso, é necessário além de um bom conteúdo ter um pouco de SEO MECÂNICO.

Hoje vamos falar sobre 10 dicas de SEO para blog que quase todos os blogueiros esquecem de fazer, e isso é fato simples de saber, é só você navegar em alguns blogs e poderá visualizar a falta destas 10 dicas que iremos falar agora…

#1. Pesquisar Palavras Chave para o Título

As pessoas vão chegar até nosso POST através do Título e da Descrição que o Google cria nos resultados, então que você saiba escrever muito bem, mesmo que tenha um ótimo conteúdo, de nada vai adiantar se você não escrever um bom título com um bom SEO. O seu Título deve conter Palavras Chaves que realmente fale o que terá no conteúdo,  caso contrário é perca de tempo criar seus conteúdos.

Pense muito bem antes de criar qualquer título, pois é ele que vai fazer com que os visitantes cheguem até seu blog, e para ajudar nesta criação use a ferramenta grátis do Google que é o KeyWord Planner.

Quando fui criar este POST pensei no título e nele coloquei duas pesquisas que as pessoas fazem que é: “dicas de SEO para blog” eSEO para blog”.  Com a escolha da palavra chave criei um título no qual eu consigo incluir as 2 palavras chaves e o resultado você pode ver no título.

#2. Slug – Não Criar um Link Amigável

SLUG é uma expressão usada para explicar que um título/link é amigável, e para configurar o SLUG ou links permanentes é super fácil. Dentro do seu blog WordPress acesse o (#1) administrador do blog (wp-admin), depois siga até (#2) CONFIGURAÇÕES  e depois em (#3) LINKS PERMAMENTES  selecione a opção (#4) ESTRUTURA PERSONALIZADA, e nesta opção terá um campo para você adicionar o seguinte:  /%category%/%postname%/ 

Pronto, feito a configuração acima você terá um SLUG em seu blog e irá melhorar e muito o SEO do seu Blog. Veja abaixo este POST que você esta lendo com o SLUG / URL OU LINK AMIGÁVEL:

https://blog.andersonferro.com.br/ganhar-dinheiro-internet/10-dicas-de-seo-para-blog-que-quase-todos-os-blogueiros-esquecem-de-fazer

Obs.: Lembrando que é preciso ter o diretório PAI (www) com permissão de escrita para que o WordPress criar o .htaccess dentro do seu FTP. Isso é claro se o arquivo não estiver criado. Caso tenha dificuldade sobre esta parte, entre em contato conosco e teremos o enorme prazer em realizar este trabalho para você.

#3. Colocar Links de Outros Posts do seu Blog nos novos Posts

Uma excelente estratégia de SEO é colocar links antigos do seu blog  nos novos Posts que você esta criando, isso faz com que as “aranhas” dos buscadores fiquem mais tempo no seu blog e também faz o mesmo com os leitores.

Mas tome cuidado com colocar links em seus novos Posts, pois é necessário que seja links relevantes ao que você esteja escrevendo ou mesmo que este link realmente resolva algo para o cliente, como fiz na dica #1 onde colocar o link do Keyword Planner. 

Não faça esta técnica somente por fazer, pois ao clicarem no link e não acharem nada do que foi prometido, pode com certeza criar uma “raiva” em seus visitantes e o que era para ser bom ficará péssimo. Não engane os buscadores (aranhas) e muito menos os seus leitores.

#4. Colocar Link Externo

Muitos blogueiros não gostam desta prática por achar que vão divulgar os “outros blogueiros”, o que não é um fato, posso afirmar isso passando a vocês um caso de um dos nosso afiliados do Curso Franquia Automática, que é o Maicon Rissi onde ele criou um Post em seu blog falando sobre o que ele achou do Curso, com isso qualquer pessoa que procure no Google por “FRANQUIA AUTOMÁTICA FUNCIONA” irá encontrar o Blog dele, e desta forma o Maicon consegue divulgar o nosso curso dentro do Blog pessoal dele e sempre receber comissões através do Programa de Afiliados.

Eu Anderson Ferro sempre estou comentando sobre alguns blogueiros ou mesmo colocando links externos de outras matérias, pois esta prática não consiste em somente colocar links de outros blogueiros e sim links gerais da internet que sejam relevantes ao que você esteja escrevendo.

Segundo os especialistas em SEO quando uma “aranha” de um buscador entra em seu blog e visualiza links de grande porte como é o Caso da Globo.com e ou UOL.com.br é dado a você uma bom índice para a indexão do seu blog. Sei que existem muitas controvérsias sobre isso, porém se você usar esta técnica para informar o seu leitor sobre algo que seja relevante para o que ele esta lendo, você não irá perder em nada, muito pelo contrário, ganhará um novo “seguidor” pois você o informou de forma correta e o ajudou em algo através da indicação do link.

Então podemos dizer que usar Link Externo é muito importante para melhor o seu SEO.

#5. Colocar SEO em Imagens

Poucos são os blogueiros que dão a devido atenção a esta dica, muitos não fazem nada, simplesmente colocam a imagem no POST, sem nome, sem um boa resolução, em qualquer formato e muitas vezes formatos bem pesados para a internet, não sei porque fazem isso, talvez por não saberem que o Google também indexa imagens em suas pesquisas. Segue Algumas dicas que você deve fazer para indexar bem a sua imagem é:

  • Colocar o nome da imagem com o mesmo nome do Título ou Palavra chave do Post, ex: “SEO para Blog”.
  • Não colocar a Imagem com um tamanho muito grande a não ser que seja necessário, mas um tamanho entre 1280×720 px é o ideal.
  • Colocar a Imagem em Formato JPG e GIF garante um carregamento mais rápido não penalizando seu blog diante dos buscadores.
  • Colocar Texto Alternativo nas imagens como por exemplo “10 Dicas de SEO para Blog”

#6. Colocar Vídeos Relevantes em seus Posts

O vídeo é a evolução da internet, isso é realmente um fato, pois cada vez mais as pessoas querem ver vídeos explicativos ao invés de ler, porém nem todos conseguem ter um canal no youtube e fazer seu próprios vídeos, mas esquecem que podem usar vídeos encorporados de terceiros, ajudar o seu visitante com o conteúdo do vídeo e também aumentar o tempo dos visitantes em seus blogs, o que também é bem aceito pelo Google na hora de medir quais sites são melhores para ele colocar nas primeiras páginas das pesquisas.

Agora se você consegue fazer vídeos e colocar estes vídeos em seus POSTs mesmo que seja um vídeo comentando o que foi escrito no conteúdo POST, pode acreditar, esta é uma grande técnica de SEO, eu uso, e cada vez mais nosso canal no youtube e as visitas do blog vem crescendo. Falando nisso, inscreva-se no nosso canal do Youtube na lateral do blog e receba nossas vídeos grátis sobre como ganhar dinheiro na internet.

#7. Não colocar uma boa Meta Data / Descrição

Meta Data mais conhecida como descrição é um dos maiores erros dos blogueiros, além do título ser muito importante a Meta Data ou Descrição vem junto com a mesma importância, pois é esta descrição que vai aparecer nos buscadores quando alguém buscar por uma determinada palavra chave ou assunto.

Então se você não esta criando uma boa meta data comece a partir de hoje. A minha dica sobre Meta Data / Descrição é que ela tenha a palavra chave do conteúdo do post, como é o nosso caso aqui “dicas de SEO para blog” e “SEO para blog” e que nesta descrição rápida você consiga falar “tudo em poucas palavras” o que terá em seu conteúdo.

No nosso caso, para você ver como faço a DESCRIÇÃO/META DATA deixarei aqui exatamente o modelo que será usada para este nosso POST:

10 Dicas de SEO para você não perder visitantes e também para aumentar as visitas do seu blog. Os erros mais comuns entre os blogueiros.

#8. Ter o Título e Sub-Título da Forma Correta

Vejo muitos blogs sendo criado de forma amadora, sem as devidas configurações básicas de SEO e muitos blogueiros não sabem disso pois optam por fazer blogs em plataformas grátis como é o caso do WordPress.com e o Blogger.com, muitos acham mais vantajoso fazer de forma grátis do que pagar para um profissional ou mesmo fazer um curso que ensine a criar blogs e por este grande erro acabam desistindo da vontade de ganhar dinheiro na internet e isso acontece é claro porque seus blogs jamais vão crescer pelo simples fato de começarem errado.

Então o Ideal é:

Ter o Título de cada POST entre as tags <h1> Título do Post </h1>

<h2> Sub-Título de Nível 1 </ h2>

<h3> Sub-Título de Nível 2 </ h3>

<h4>Sub- Título nível 3 </ h3>

Caso queira, poderá usar negrito e itálico nos títulos e subtítulos.

#9. Não Conectar o seu blog e Posts as Redes Sociais

Quando estamos no começo de um blog eu sei que é estranho colocar as redes sociais, pois estamos no começo e da uma impressão de que somos pequenos, e acabamos por não colocar nossas redes sociais por uma certa “vergonha”, não cometa este erro, eu Anderson Ferro cometi quando comecei, e me arrependi e muito, porém é errando que se aprende e hoje aprendi que é melhor estar mesmo com pouco do que não estar com nada.

Então não deixe de compartilhar os seus conteúdos nas redes sociais desde o começo e também não deixe de colocar os “BOXES” das redes sociais para que os novos internautas se inscrevam, compartilhem, comentem e interajam com você.

#10. Chamada para Ação

As pessoas na internet estão acostumadas a serem orientadas, então quando você cria um POST e pede para as pessoas compartilharem, comentarem, curtirem elas vão fazer, eu vejo poucos sites incentivando a “chamada para ação”,

Quando na internet estão escrevendo/falando sobre um determinado assunto com certeza eles vão indexar melhor este assunto, e no seu caso se as pessoas estiverem comentando sobre o seu blog/conteúdo com certeza você receberá uma melhor atenção dos mecanismos de buscas como o Google por exemplo.

#Dica Bônus

Crie um canal de pesquisa, ou seja, de perguntas e respostas entre você e o seu público alvo, pode ter certeza que irá ajudar e muito o seu trabalho e também irá lhe mostrar para onde você deve “focar” o seu caminho, pois as pessoas vão falar (responder) para você o que elas querem, e você sabendo o que o seu público deseja, acredite, você tem tudo para crescer e ter um blog profissional e bem sucedido.

Agora, se você gostou deste POST, comente abaixo, deixe comentários, interaja, inscreva-se no blog, e se assim fizer será muito importante para continuarmos com o nosso trabalho e vamos continuar escrevendo sempre os POSTs aqui do blog.

Abs!
Anderson Ferro